Paisagismo

Jardinagem Sorocaba Jardinagem Condominio Sorocaba



Jardinagem Sorocaba Jardinagem Condominio Sorocaba



Jardinagem Sorocaba Jardinagem Condominio Sorocaba



Jardinagem Sorocaba Jardinagem Condominio Sorocaba



Área Restrita
UCENS-União Cultural e Esportiva Nipo

UCENS-União Cultural e Esportiva Nipo


UCENS-União Cultural e Esportiva Nipo Paisagismo Sorocaba

O nascimento de uma associação de pessoas, objetivando produzir benefícios aos seus sócios, pode ser comparado ao nascimento de um rio. Ninguém poderá afirmar, sem qualquer dúvida, qual foi a primeira vertente inicial que lhe deu origem, qual foi o primeiro fio de água originário de uma pequena nascente, localizada numa serra ou montanha. À medida que vai descendo, vai se juntando a outras correntes originárias de outras montanhas. De repente, essa corrente poderá encontrar uma fresta no solo e poderá até desaparecer, minando novamente a quilômetros dali. 

À medida que vai recebendo novos afluentes à direita e à esquerda vai crescendo e toma-se um pequeno riacho. Aí, recebe o seu primeiro nome, passando a fazer parte do mapa geográfico, dada sua importância segundo os benefícios que produz. 

Se vamos falar do nascimento da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (UCENS), já como uma sociedade regularmente organizada, não há como deixar de considerar o aspecto subjetivo do conjunto de situações que antecederam a sua fundação, produto da imaginação dos seus narradores a partir de indícios e probabilidades. Como disse Toynbee, "a história é um dos inúmeros ângulos da visão da realidade". 

Na década de 50, os nipo-brasileiros (isseis mais os nisseis, ou seja, os japoneses e seus descendentes) já tinham deixado para trás as sombrias circunstâncias da II Guerra Mundial, abandonando o espírito de dekasseguis (trabalhar fora e remeter os recursos à sua origem), que mantinham até então, para resolverem definitivamente se integrar à vida nacional. Na comemoração dos 300 anos da fundação de Sorocaba, em 1954, os integrantes da comunidade japonesa uniram-se para presentear a cidade com a construção da "Torre do Relógio", na Praça Nicolau Scarpa, no centro da cidade. 




UCENS-União Cultural e Esportiva Nipo Jardinagem Sorocaba


Compartilhar: